Faz toda a diferença quando sabemos o formato do nosso corpo na hora de nos vestirmos, então vou te ajudar a identificar o seu biotipo!
Geralmente é comum vermos cinco formatos diferentes e se você estiver na dúvida, recomendo que meça seu corpo com uma fita métrica em volta dos ombros, da cintura e também do quadril.
O primeiro formato de corpo é o oval, as linhas do corpo são arredondadas e a cintura é maior que o quadril. Pensando em valorizar ainda mais o seu corpo, busque o efeito visual de afinar e alongar a silhueta. O ideal é chamar atenção ao colo, rosto, pulso e tornozelos. Para este biotipo o ideal são vestidos com decotes e busque por tecidos encorpados. Vestidos fechados e com gola alta podem desvalorizar visualmente o seu corpo.
O segundo formato é o triângulo, onde os ombros são menores que a região do quadril e a cintura é tamanho menor. O busto tem geralmente tamanho médio e as pernas mais grossas. É conhecido também como o corpo de formato “violão”. Para valorizar suas curvas, recomendo chamar atenção na parte de cima do corpo, suavizando a região do quadril, pois gera equilíbrio visual. Busque sempre marcar a cintura e gerar o efeito de silhueta alongada. Use os decotes dos vestidos a seu favor, assim como detalhes de estampa ou aplicação de brilhos na região de cima da peça. Se preferir este biotipo fica ótimo com mangas bufantes ou também o modelo ombro a ombro.
O terceiro formato de corpo é o triângulo invertido, onde os ombros são mais largos que o quadril e a região da cintura é reta. O busto é geralmente tamanho grande, as costas largas e as pernas longas. Para valorizar o seu corpo visualmente, é importante suavizar a região do tronco, gerando a impressão visual que os ombros são menores e o quadril volumoso. Busque chamar atenção na parte da saia do vestido. Para a região de cima do vestido você pode optar por decotes e também mangas flare.
O quarto formato de corpo é o retângulo, com os ombros, quadril e cintura praticamente com as mesmas proporções. Para trazer o aspecto de valorização visual, crie aparência de curvas, valorizando a região da cintura, usando decotes “V” e tecidos fluidos. Saias evasê e saias rodadas ficam ótimas neste biotipo. O quinto e último formato é o ampulheta, onde os ombros e o quadril possuem a mesma largura e a cintura é mais fina. O busto pode ser de tamanho médio a grande e as pernas grossas. Visualmente falando, este é o formato harmônico, pois permite que você possa optar por usar praticamente todos os modelos de vestido. Os modelos variam entre peças acinturadas, ombro a ombro e também vestidos justos. Para valorizar e acentuar suas curvas, evite vestidos volumosos e cortes quadrados.
Não existe uma regra no ato de se vestir, mas estas são diversas maneiras de valorizar ainda mais os nossos corpos e nada melhor que vestir algo que nos sentimos bem naquela determinada ocasião especial.
0 comentários